Atividades

Atividade 1 – Estudos preliminares


No âmbito desta atividade foram desenvolvidos um conjunto de estudos preliminares que permitiram definir, de uma forma fundamentada, as exigências funcionais e de sustentabilidade a alcançar pelos novos materiais/soluções.

Assim, os principais objetivos desta atividade foram:

  • Preparar as bases necessárias ao desenvolvimento dos novos compósitos de base cimentícia e dos produtos incorporando estas misturas (painéis multicamada e barreiras acústicas); 
  • Identificar as exigências e requisitos funcionais e de sustentabilidade que os produtos finais teriam de cumprir, assim como as características essenciais dos compósitos cimentícios; 
  • Identificar os produtos de referência comercializados no mercado nacional e internacional (ou sob investigação) de modo a fundamentar o potencial de inovação dos novos materiais face a produtos convencionais e de concorrência direta;
  • Identificar e caracterizar os mercados alvo e definir a estratégia de marketing a seguir para a obtenção de produtos economicamente viáveis.


Atividade 2 – Conceção dos compósitos cimentícios


Foram realizadas um conjunto de tarefas relacionadas com os estudos de formulação e otimização dos compósitos cimentícios, incluindo uma abordagem teórico-experimental.

Assim, os principais objetivos desta atividade foram:

  • Realizar estudos de compatibilidade entre a casca de arroz e os ligantes hidráulicos a incorporar nos compósitos; 
  • Preparar matrizes compósitas com diferentes composições e granulometrias da casca de arroz; 
  • Avaliar preliminarmente as principais propriedades dos novos compósitos, recorrendo a ensaios laboratoriais de modo a otimizar as formulações; 
  • Caracterizar física e mecanicamente as misturas finais e avaliar a sua durabilidade.


Atividade 3 – Conceção das soluções construtivas


Esta atividade teve como objetivo a conceção e desenvolvimento de novas soluções construtivas que incorporassem os compósitos cimentícios desenvolvidos e caracterizados na Atividade 2.

Assim, os principais objetivos desta atividade foram:

  • Definir as soluções de painéis multicamada para elementos de compartimentação vertical; 
  • Definir as soluções de barreiras acústicas; desenvolver e validar modelos numéricos que permitissem avaliar o desempenho das soluções; 
  • Simular o comportamento higrotérmico, acústico e mecânico das misturas cimentícias integradas nas soluções finais.
 

Atividade 4 – Fabrico de protótipos


A fase de fabrico teve como objetivo principal a produção de compósitos cimentícios com casca de arroz em ambiente fabril e a produção das primeiras soluções construtivas de painéis multicamada e barreiras acústicas.

A concretização destes objetivos obrigou à análise das condições de fabrico dos novos produtos, nomeadamente no que diz respeito ao esforço necessário para adaptar a linha de produção.

Assim, os principais objetivos desta atividade foram:

  • Analisar a viabilidade de produção dos novos compósitos cimentícios com casca de arroz; 
  • Analisar a viabilidade de pré-fabricação das soluções de painéis multicamada e barreiras acústicas; 
  • Fabricar protótipos de painéis multicamada e barreiras acústicas com vista à realização de ensaios de validação.
 

Atividade 5 – Validação experimental


Na fase de validação dos protótipos foram aplicados conhecimentos e técnicas de carácter científico e tecnológico, nomeadamente ensaios normalizados, para a caracterização dos painéis multicamada e das barreiras acústicas.

Pretendeu-se, ainda, que os produtos/sistemas ensaiados satisfizessem diversos requisitos, nomeadamente que:

  • Apresentassem desempenhos funcionais superiores ou equivalentes aos produtos concorrentes; 
  • Respeitassem as exigências impostas pelas normas de especificação de produto, em vigor; 
  • Fossem soluções competitivas, permitindo a apresentação de vantagens em termos de características físicas, higrotérmicas e acústicas, que as tornem alternativas viáveis às soluções atualmente existentes no mercado; 
  • Apresentassem níveis de durabilidade capazes de garantir a manutenção das suas propriedades ao longo do tempo de vida dos produtos.
 

Atividade 6 - Promoção e divulgação de resultados


Ações de promoção e divulgação de resultados, que decorreram ao longo do desenvolvimento do projeto. A divulgação foi realizada usando os canais habituais, através de publicações técnicas e científicas, de participação em conferências e feiras tecnológicas, de website próprio e de conteúdos formadores de público e mercado.

 

 

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